> TABOCAS NOTICIAS : Planalto ganhará vidros blindados e câmeras de reconhecimento facial, anuncia ministro do GSI

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Planalto ganhará vidros blindados e câmeras de reconhecimento facial, anuncia ministro do GSI

As discussões envolvem a segurança presidencial, o Comando Militar do Planalto e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal
Foto: Marcos Correa/PR
Recém-empossado ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Amaro já anuncia medidas que serão implementadas para aumentar a segurança do presidente Lula e dos servidores do Palácio do Planalto e do Alvorada, como blindar as paredes de vidro no térreo do Planalto, como forma de barrar invasões, como a que ocorreu no dia 08 e janeiro.

“Pretendo acelerar o projeto de blindagem do piso térreo do Planalto. As paredes são de vidro. No dia da invasão, os manifestantes não entraram pela porta, que poderia estar guardada. Eles entraram pelas paredes de vidro que foram quebradas. Cada seção de vidro quebrada se transformou numa porta. Este é um Palácio tombado, mas algumas medidas podem ser adotadas para melhorar a segurança”, disse o ministro a coluna de Paulo Capelli, no Metrópoles.

General Amaro afirmou que pretende ainda ampliar o número de câmeras com reconhecimento facial.

“Estamos trabalhando em um projeto de ampliação do número de câmeras. Haverá uma ampliação significativa de câmeras. Câmeras que terão até reconhecimento facial. Tanto aqui no Palácio do Planalto como no Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente) e no Jaburu (residência do vice)”, disse Amaro. O ministro preferiu não cravar, contudo, uma data para a blindagem dos vidros e a instalação das câmeras.

O GSI também tem reavaliado o plano de proteção do Planalto. As discussões envolvem a segurança presidencial, o Comando Militar do Planalto e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Esse estudo já propôs, entre outros fatores, reforço no efetivo de profissionais de segurança dentro do Palácio e em seu entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário