> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Vila Olímpica sedia neste sábado 10⁰ Open Brasil de Apneia

sexta-feira, 26 de maio de 2023

ITABUNA-BA: Vila Olímpica sedia neste sábado 10⁰ Open Brasil de Apneia

A Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso será palco da competição Open Brasil Aida de Apneia neste final de sábado, dia 27, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer. Cerca de 30 atletas estarão disputando troféus e medalhas no esporte de mergulho livre em piscina sem uso de equipamentos de respiração, onde o foco é o mergulho com o ar dos pulmões.

Realizado pela Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia (AIDA), coordenado por José Luiz Freire, conhecido como Zezé, a competição reúne atletas de diversos estados (RJ, BA, SP e PR), além de cidades, incluindo Itabuna e Ilhéus. Nesta sexta-feira, dia 26, às 14 horas, haverá treino de reconhecimento enquanto amanhã a competição acontece das 7 às 15 horas.

Na competição haverá três modalidades de mergulho: Apneia estática, onde o mergulhador fica o maior tempo possível embaixo d’água e em uma única posição; Apnéia Dinâmica sem nadadeiras, no qual os atletas percorrem a maior distância estando submersos; e a Apnéia Sprint – 50m sub, natação com nadadeiras onde os mergulhadores percorrem de 50 a 100 metros submersos e com maior velocidade.

“Itabuna é considerado o maior celeiro de atletas em mergulho em apnéia do Brasil, tendo atualmente a campeã brasileira Verônica Fernandes, além da equipe campeã brasileira APNEIA Z. Além disso, acumula recordes baianos como o terceiro melhor atleta masculino Adriano Lessa”, disse.

“Já realizei o evento Open Brasil uma vez em Itabuna e duas vezes Ilhéus, sempre com a presença de grandes nomes do esporte. Para essa etapa, está confirmado a participação do carioca Ricardo da Gama Bahia, que é um atleta pentacampeão brasileiro e também campeão pan-americano e ex-Guinness Book, com recorde mundial, ficando incríveis 18 minutos em apnéia”, concluiu José Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário