Itabuna avançou para a etapa nacional da 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que acontecerá de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO) durante o 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.
A cidade foi inscrita com o Projeto “Nós – Somos, Nós – SUS: muitas vozes, uma ciranda” de autoria da enfermeira Dayse Santos, da Educação Continuação do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Ela ressalta que o projeto também contou com a coautoria de Grupos de Trabalhos de Políticas de Equidade em Saúde, formados por representantes de diversos povos, a exemplo dos Ciganos, de Terreiro, LGBTQA+, dentre outros.
Como resultado, o projeto de Itabuna foi selecionado para a etapa estadual ‘Bahia, Aqui tem SUS’, e avançou para etapa nacional Brasil, Aqui tem SUS.
“A equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este princípio também norteia políticas de saúde, reconhecendo necessidades de grupos específicos e construindo coletivamente os caminhos necessários para que muitas vozes consigam potencializar uma ciranda SUS democrática, resolutiva e humanizada”, explica a enfermeira Dayse Santos.
Ela frisa que será uma oportunidade ímpar de apresentar as experiências exitosas do município no Sistema Único de Saúde. “Será o momento de dar visibilidade às boas práticas de saúde, fortalecer a educação permanente e valorizar os trabalhadores do SUS”.
Dayse lembrou que por dois anos consecutivos Itabuna tem se destacado, tendo suas experiências sido selecionadas para apresentar na Mostra ‘Brasil Aqui tem SUS. “O que confirma o compromisso e empenho da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para a consolidação de um modelo de saúde efetivo na cidade”, encerrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário