por Leandro Aragão / BN
Juazeirense voltará para a Série D em 2019 | Foto: Carlos Humberto / Agência CH
Com o rebaixamento da Juazeirense, a Série D do Campeonato Brasileiro de 2019 terá quatro clubes baianos na competição. Além do Cancão de Fogo, o Bahia de Feira, o Fluminense de Feira e o Jacuipense vão brigar pelas quatro vagas de acesso à Série C de 2020.
No último sábado (11), a Juazeirense não conseguiu permanecer na Série C após empatar em 2 a 2 com o Botafogo-PB, no Almeidão, em João Pessoa. O time baiano havia conquistado o acesso inédito para a divisão no ano passado. Em 2018, o Cancão de Fogo caiu após a fraca campanha no Grupo A, em que perdeu sete jogos, empatou outros sete e venceu apenas quatro vezes. A equipe não ganhou nenhuma partida fora de casa, acumulando seis derrotas e três empates.
Já os outros representantes baianos na Série D de 2019, conseguiram suas vagas via Campeonato Baiano. A competição estadual premiou os três melhores colocados que não estivessem disputando nenhuma outra divisão do futebol brasileiro, como foram os casos da dupla Bahia e Vitória, integrantes da elite nacional, e a Juazeirense, que jogou a Série C. Com isso, o Bahia de Feira se classificou após ser semifinalista do estadual, fazendo a quarta melhor campanha. Já o Flu de Feira, foi o quinto colocado da tabela. Enquanto o Jacuipense ficou em sexto.
A Série D do Brasileiro deverá ter 68 times que disputarão o título e as quatro vagas de acesso que serão dos semifinalistas. A tendência é que o formato usado neste ano permaneça para a próxima temporada. Na primeira fase, os 68 participantes serão divididos em 17 grupos com quatro times cada. Classificarão para a segunda fase os 17 líderes de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados. A partir desta etapa, as disputas serão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta, até a final da competição. Neste ano, o campeonato foi disputado a partir da última semana de maio e terminou na primeira semana de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário