A educação mudou a vida da ex-faxineira, que hoje é professora na escola que limpava - Foto: Tiago Ghizoni/NSC
Viradas que só a educação pode proporcionar! Roseli Kusster, de 45 anos, que antes era faxineira numa escola da Grande Florianópolis, agora voltou ao colégio na condição de professora! Veja que superação! Por Jéssica Souza / SNB
Agradecida pela oportunidade de estudar, a professora conta como a vida dela se transformou:
“A educação mudou a minha vida, mudou tudo ao meu entorno e me incentivou, inspirou. A educação é fundamental para mim. A gente repete muito isso, mas é verdade, muda a nossa vida e sem ela a gente não consegue realizar nossos sonhos”, afirmou Roseli Kusster.
O retorno aos estudos
Roseli tinha estudado apenas até a 4ª série do ensino fundamental quando, aos 32 anos, se separou de um casamento de 16 anos e mudou de Rancho Queimado para Grande Florianópolis.
O primeiro emprego que conseguiu foi como doméstica e lá, ela foi incentivada a voltar a estudar.
Com a ajuda de uma colega, Roseli se inscreveu na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e finalizou o segundo grau através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Ela se empolgou tanto que, logo depois, emendou os estudos e foi fazer faculdade de Pedagogia.
Agora professora
Após o emprego de doméstica, Roseli encontrou uma vaga para serviços gerais em uma escola de São José. Lá ela atuou na área de limpeza e começou a se apaixonar pela educação.
Em fevereiro de 2022, ela pediu demissão da empresa terceirizada responsável pela limpeza das unidades escolares do município para começar um estágio na área de educação em uma escola particular.
E retornou quase três meses depois, quando passou pelo processo seletivo para a admissão de professores em caráter temporário.
Chamada de Rose pelas colegas do Centro de Educação Infantil (CEI) Los Angeles, em São José, a estudante atualmente é auxiliar de sala.
Responsável por dois alunos, Roseli trabalha com educação especial desde maio deste ano.
“Sair como auxiliar de serviços gerais e voltar como professora é uma vitória”, disse Roseli toda orgulhosa da vitória que conseguiu na vida.
Maravilhosa! A gente aplaude de pé!
No primeiro emprego que conseguiu como doméstica, ela foi incentivada a estudar e agora é professora – Foto: Tiago Ghizoni/NSC / Com informações de Awebic
Nenhum comentário:
Postar um comentário