Presidente diz que fala sobre “pintou um clima” com venezuelanas refletia “preocupação” com exploração sexual
O presidente Jair Bolsonaro (PL) gravou um vídeo pedindo desculpas por levantar suspeitas de que garotas venezuelanas estariam se prostituindo nos arredores de Brasília. Em entrevista a um podcast que viralizou na semana passada, ele afirmou que resolveu visitar a casa das venezuelanas em 2020 após “pintar um clima”. O vídeo foi gravado nesta segunda-feira, 17. Conteúdo: A Tarde
Na vídeo em que pede desculpas, Bolsonaro aparece ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de Maria Teresa Belandria, representante no Brasil do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.
“Se minhas palavras, que, por má-fé, foram tiradas de contexto, foram, de alguma forma, mal entendidas ou provocaram algum constrangimento a nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas. Já que meu compromisso sempre foi o de melhor acolher e atender a todos que fogem de ditaduras pelo mundo”, diz Bolsonaro no vídeo.
“As palavras que eu disse refletiram uma preocupação da minha parte no sentido de evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”, argumentou.
“Pintou um clima”
Na sexta-feira, 14, Bolsonaro afirmou que “pintou um clima” ao avistar meninas de 14 e 15 anos durante um passeio de moto pela comunidade São Sebastião (DF). A declaração foi divulgada pelo Canal do Youtube ‘Paparazzo Rubro-Negro’ e ganhou destaque na internet.
“Eu parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas três, quatro menininhas, bonitas, de 14 ou 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. Eu vi que eram meio parecidas, pintou um clima e voltei”, disse Bolsonaro.
O presidente afirmou também que perguntou se poderia entrar na casa das adolescentes. “Entrei lá e tinham umas 15, 20 meninas sábado de manhã se arrumando. Todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos se arrumando no sábado para que? Ganhar a vida. Você quer isso para a sua filha que está nos ouvindo agora?”, perguntou o candidato à reeleição.
A declaração causou polêmica nas redes sociais sobre um possível caso de pedofilia, já que o presidente afirmou que teria pintado um “clima” entre ele e as jovens. Uma peça com a fala do presidente foi ar na campanha de Lula, que disputa com Bolsonaro a Presidência da República, mas foi retirada após determinação do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário