“A Região Nordeste ocupa posição diversa das demais regiões do Brasil, nas quais o pagamento de dívidas esteve em primeiro lugar na motivação pela tomada de crédito”, diz Francisco Muñoz, CEO da Sim.
A Sim, fintech de crédito pessoal do Santander, realizou um levantamento sobre os principais motivos que levam os clientes a pedir empréstimos em sua plataforma digital. Entre os contratos fechados pela fintech em 2021, a principal faixa de consumidores do Nordeste, 31% dos pesquisados, optou por tomar crédito para “investir em um negócio já existente”.
O percentual foi superior ao daqueles que procuraram empréstimo para pagar dívidas, 27%. Um cenário diferente das demais regiões do País, nas quais a quitação de débitos apareceu em primeiro lugar: 47%, no Sudeste; 44%, no Sul; 41%, no Centro-Oeste; e 39%, no Norte.
Na média nacional, 42% dos clientes procuraram uma linha de crédito para saldar débitos, enquanto “investir em um negócio já existente” e “reformar um imóvel” foram as razões da tomada dos empréstimos para 20% e 12% dos clientes, respectivamente.
“Vimos no Nordeste um movimento diferente do restante do Brasil. É importante observar o contexto de retomada econômica com a intenção de investir em um negócio para fomentar a economia local”, diz Francisco Muñoz, CEO da Sim.
Ainda na linha de fomentar o empreendedorismo, os clientes da Sim no Nordeste foram os que mais, percentualmente, tomaram crédito motivados a investir na abertura de um novo negócio, com 10% dos pesquisados. Nas demais regiões, esses números ficaram em: Norte, 8%; Centro-Oeste, 6%; Sudeste, 4%; e Sul, 4%.
As principais motivações dos clientes do Nordeste
Investir em um negócio já existente: 31%
Pagar dívidas: 27%
Reformar imóvel: 11%
Outros: 11%
Abrir novo negócio: 10%
Despesas médicas: 5%
Investir em estudos: 3%
Viajar: 1%
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