> TABOCAS NOTICIAS : Estudantes com deficiência visual e intelectual conquistam vagas nas universidades

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Estudantes com deficiência visual e intelectual conquistam vagas nas universidades

Os estudantes da rede estadual de ensino estão cada vez mais se destacando no Sistema de Seleção Unificada (SISU) com a conquista de vagas em universidades públicas, através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Dentre os diversos aprovados estão estudantes da Educação Especial que, com muita garra e determinação, realizam os seus sonhos de ingressar no Ensino Superior.

Em Elísio Medrado, o estudante Domingos José dos Santos, 33, que possui deficiência visual, foi aprovado para o curso de Direito, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O jovem, que concluiu os estudos em 2021, no Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão e teve acompanhamento do Centro de Apoio Pedagógico(CAP) de Jequié, não esconde a felicidade pela conquista. “Esta minha aprovação significa uma única palavra: liberdade. Estou muito feliz em conquistar este espaço na sociedade e, através da minha futura profissão, pretendo dar minha contribuição para que a Educação Especial seja mais inclusiva na prática”, destacou.

Já em Jequié, quem também está feliz com o resultado do SISU é a estudante Manuely da Conceição, 19, que possui deficiência intelectual e dificuldade motora e foi aprovada em Artes, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela concluiu os estudos no Colégio Estadual de Jequié e também contou com o apoio do CAP de sua cidade. “Não tenho como descrever o que estou sentindo, pois a felicidade é enorme. Sou muito grata por esta conquista e por todo o apoio que tive”, afirmou.

Para a mãe de Manuely, Cícera Maria da Conceição, a aprovação de sua filha é motivo de muito orgulho e felicidade. “Eu nunca duvidei da capacidade da minha filha, porque ela é muito inteligente e vem se destacando desde criança. Estou muito feliz por ela e só Deus sabe o quanto a gente vem batalhando para realizar este sonho”, disse.

A coordenadora de Educação Especial da SEC, Marlene Cardoso, ressalta a importância dos estudantes da Educação Especial ingressarem no Ensino Superior. “Para além do cumprimento de uma lei, cumprimos um dever de atender aos estudantes, corroborando com a ideia de todos serem bem-vindos aos espaços comuns a todo e qualquer cidadão com direito de ir e vir, independentemente de ser pessoa com deficiência ou não. Ter um estudante com acesso ao Ensino Superior acentua o olhar de igualdade, respeitando cultura e identidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário