> TABOCAS NOTICIAS : UE anuncia novas sanções contra Rússia; 'vamos atingir setores fundamentais'

domingo, 27 de fevereiro de 2022

UE anuncia novas sanções contra Rússia; 'vamos atingir setores fundamentais'

Foto: Reprodução / Youtube
A presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, anunciou na tarde deste domingo (27) que a União Europeia irá fechar o seu espaço aéreo para qualquer aeronave russa, de propriedade russa ou controlada por russos.

Ainda de acordo com a presidente da comissão, a União Europeia irá banir a mídia do Kremlin e impor instrumentos para banir a desinformação na Europa. "Sputinik e seus subsidiários não vão mais conseguir justificar a guerra de Putin", disse Úrsula Von Der Leyen.

Durante o anúncio feito neste domingo, também foi informado que um dos alvos da UE será o regime do presidente de Belarus, que também participou do ataque contra a Ucrânia. "Vamos atingir setores fundamentais: aço, ferro, fumo, todas essas exportações".

Como punição pelo fato de Belarus ter 'facilitado' o ataque russo à Ucrânia, a presidente da comissão disse que também vai estender a Belarus todas as sanções impostas à Rússia. "Bancos importantes da Rússia serão banidos do sistema Swift. O Banco Central russo terá suas transações paralisadas. Os bens dos oligarcas russos serão congelados", disse em pronunciamento.

De acordo com o que divulgou a CNN Brasil, diversos países europeus anunciaram medidas semelhantes, incluindo Espanha, Portugal, França, Itália, Holanda, Alemanha, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, República Tcheca, Polônia, Eslovênia, Estônia, Lituânia, Letônia, Romênia e Bulgária.

Na América, o Canadá também decidiu fechar seu espaço aéreo para voos russos. O ministro dos transportes canadense anunciou a medida neste domingo. As proibições acontecem após a Rússia atacar a Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário