> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Furtos de hidrômetros aumentam nos dois primeiros meses do ano

.

.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

ITABUNA-BA: Furtos de hidrômetros aumentam nos dois primeiros meses do ano

Nos primeiros meses do ano os furtos de hidrômetros voltaram a crescer em Itabuna. Entre janeiro e início de fevereiro foram registradas 14 queixas na Loja de Atendimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA).

Um fator que pode ter contribuído para esse aumento, é a ausência de pessoas nos imóveis, pois tradicionalmente no mês de janeiro, muitas famílias saem de férias buscando as praias do litoral de Ilhéus ou outros destinos.

Segundo o gerente Comercial da EMASA, Mateus Cruz, os bairros com maior número de ocorrências são Conceição, João Soares, Santa Inês e centro da cidade. O consumidor atingido pela ação de vândalos, que realizam esse tipo de ato criminoso, deve comunicar a empresa de água e esgoto do município, imediatamente.

“O cliente vítima desse ato de vandalismo deve prestar queixa junto a Polícia Civil e apresentar o Boletim de Ocorrência (BO) à EMASA, pessoalmente na Loja de Atendimento ou através do serviço de WhatsApp (73) 99912-0044”, adverte Cruz.

Com a comprovação do furto, o cliente fica isento da cobrança do hidrômetro e instalação de um novo equipamento.

“Em caso de confirmação do furto, o consumidor fica desobrigado de arcar com o custo do novo hidrômetro. Cada furto gera um prejuízo de aproximadamente R$ 100,00 por cada equipamento para a EMASA”, afirma Mateus Cruz.

Além do prejuízo pela substituição forçada do hidrômetro, o furto ou roubo do equipamento gera outros danos como: o desperdício de água no ramal após o vandalismo, entrada de sujeira na tubulação e prováveis avarias à rede interna do imóvel.

O furto de hidrômetros é motivado pela venda da carcaça do aparelho para ferros-velhos, onde são extraídos materiais como ferro e cobre pelo receptador, outro elo da cadeia criminosa.

A direção da EMASA vai pedir ao comando da Guarda Civil Municipal (GCM) para intensificar buscas nas locais que comercializam ferro velho em Itabuna, com o intuito de encontrar hidrômetros furtados ou roubados visando buscar coibir a receptação.

O Código Penal Brasileiro aponta que o crime de receptação dolosa prevê pena de prisão de 1 a 4 anos, mais multa. Já a receptação culposa tem pena de detenção de 1 mês a 1 ano e, nesse caso se for um bem público a pena pode dobrar.

Caso o crime seja praticado no exercício de atividade comercial ou industrial, a pena é de reclusão de 3 a 8 anos e multa. Ainda há o fato de ser classificada como recepção qualificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário