> TABOCAS NOTICIAS : Adolescente baiana é selecionada para encontro internacional de cinema, na Alemanha

domingo, 4 de junho de 2023

Adolescente baiana é selecionada para encontro internacional de cinema, na Alemanha

Talita Santos Souza, de 14 anos, é de Camaçari, na RMS, e foi convidada para participar de evento em Frankfurt, na Alemanha.
Foto: Camilo Lobo
A jovem baiana Talita Santos Souza, de 14 anos, está em Frankfurt, na Alemanha, onde vai participar de um encontro internacional de cinema, que será realizado de 5 a 7 de junho. Moradora de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, ela participa da oficina gratuita de cinema do Programa Imagens em Movimento (PIM) e foi selecionada para representar o projeto na Europa. Conteúdo G1

O evento “À nous le cinéma!” vai reunir cerca de 500 crianças e adolescentes aprendizes da sétima arte, além de arte-educadores e cineastas integrantes de organizações de 15 países. Talita e outra estudante da rede estadual de ensino do estado de São Paulo, que também participa do PIM, vão representar o Brasil.

Talita está no nono ano do ensino fundamental na Escola Municipal Virginia Reis Tude. Junto com os colegas da oficina de cinema do PIM, ela criou o curta-metragem “Alice”, que conta a história de uma adolescente de 14 anos com dificuldades de lidar com as mudanças do próprio corpo e que conta com a ajuda de sua irmã para superar esse momento.

A pedagogia do PIM é baseada no incentivo ao protagonismo das crianças e dos adolescentes no processo de experimentação artística, com o objetivo de proporcionar reflexão e estímulo à produção de conteúdos audiovisuais a partir de suas próprias histórias, sonhos e questionamentos.

A inspiração para “Alice” surgiu a partir da própria vivência, segundo Talita. “Cada pessoa que faz o curso com a gente passa por alguma coisa que retratamos [no trabalho]. Pegamos um pouco de cada um e colocamos na obra”, disse, em entrevista ao g1.

Esta é a primeira viagem internacional de Talita, que não esperava ser selecionada para participar do encontro, já que o PIM contempla outras escolas públicas em quatro estados brasileiros. Apesar da surpresa, ela está feliz com a realização.

“É a primeira que estou saindo do país e estou nervosa, mas é uma sensação incrível, totalmente inexplicável, pois eu não esperava ser escolhida”, contou.

Na Alemanha, Talita terá um com o diretor de cinema Wim Wenders, presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim, e também vai participar de debate de exibições de filmes. Para a jovem, esta é uma oportunidade única e que a deixa mais perto de realizar o sonho de se tornar uma cineasta.

A jovem afirmou que tem apoio da família para trabalhar com cultura e contou que o amor pelo cinema surgiu de modo despretensioso. “Estava na escola e a diretora comentou sobre uma palestra que falaria de um curso. Ele [representante do PIM] e explicou como seria o projeto, sobre o processo de fazer um filme e eu me empolguei. Desde o início eu me apaixonei”, recordou.

Em novembro, o curta-metragem “Alice” fará parte da programação do Encontro de Rede “Cinema, Cem Anos de Juventude”, que acontecerá pela primeira vez fora da França.

Sobre o PIM
O PIM é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com uma rede de 16 organizações internacionais, chamada “Cinema, cem anos de juventude”, fundada pelo cineasta e professor francês Alain Bergala, referência mundial no campo da pedagogia do cinema. O objetivo do projeto é trazer para o currículo escolar da rede pública brasileira a experiência crítica e criativa das artes, em oficinas gratuitas desenvolvidas no horário extracurricular.

O programa nasceu no Rio de Janeiro, em 2011, e desde 2022 passou a alcançar outros quatro estados: Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ao todo, cerca de 3 mil alunos e 200 educadores já se beneficiaram do PIM ao longo de 12 anos de história e resultaram na criação de mais de 200 obras.

O PIM é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas), que promove a arte e a cultura no âmbito da educação pública, com foco em experiências criativas e artísticas vivenciadas através da linguagem audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no ambiente escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário