> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Praça do Bairro Mangabinha será entregue requalificada e Ponto viciado de lixo removido vira calçada no BNH

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

ITABUNA-BA: Praça do Bairro Mangabinha será entregue requalificada e Ponto viciado de lixo removido vira calçada no BNH

Pelo menos 20% das obras de requalificação da Praça Heitor Farias, no Bairro Mangabinha, estão concluídas nesta primeira fase. Nessa etapa já foram executados serviços de alvenaria, terraplanagem, canteiros e construída rampa de acessibilidade, cujo projeto foi elaborado pelos engenheiros e urbanistas da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) da Prefeitura de Itabuna

O engenheiro da Metro Engenharia Airton Dias adiantou que o próximo passo é a construção de um espaço esportivo, pisos, canteiros e pintura. Uma equipe de sete homens trabalha no local, mas esse número poderá aumentar a fim de dar mais agilidade à obra, segundo o engenheiro da empresa responsável pela execução da obra.

Com a requalificação, a praça contará com importantes equipamentos de lazer e entretenimento, a exemplo de quadra poliesportiva, mesas de jogos, palco, quiosques para comerciantes, meio-fio, rampa de acessibilidade, iluminação LED, além de área de paisagismo.

Responsável pelo projeto técnico e urbanístico, a arquiteta e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) Leila Lessa informou que as obras da Praça Heitor Farias, deverão ser concluídas e entregue à comunidade em julho, mês em que Itabuna completará 113 anos de emancipação político-administrativa.

A requalificação da praça principal do Mangabinha integra o Projeto Praça Viva, que vem sendo executado desde 2021 pela Prefeitura. Já foram requalificadas sete outras praças públicas: Praça José Bastos e José de Almeida Alcântara no Jardim do Ó, no centro da cidade, Alice Monteiro, no Santo Antônio, Jardim das Oliveiras, no Vila Anália, e Evanice Pereira Cruz, no Sarinha Alcântara e Santa Maria, no Bairro Maria Pinheiro.

A proposta de requalificação das praças do centro e dos bairros conta com projetos que valorizam os espaços públicos para o lazer e entretenimento e para que voltem a ser ponto de encontro de crianças, adolescentes, adultos e idosos. O Programa Praça Viva faz parte da promessa de campanha do prefeito Augusto Castro. “Uma proposta que vem sendo cumprida fielmente em Itabuna”, assegurou a arquiteta.

Ponto viciado de lixo removido vira calçada no BNH em Itabuna
Um local que vinha há anos sendo utilizado para o descarte irregular de resíduos, como lixo doméstico, restos de construção civil e vegetação na rua principal do condomínio residencial José Pereira Rabelo, no Banco Raso, virou uma calçada. A partir da próxima semana, o espaço passará a ser aproveitado pelos pedestres e moradores do antigo conjunto do BNH.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), está executando a reconstrução e ampliação da calçada. Os serviços começaram pelo nivelamento e concretagem, para depois receber o acabamento.

Segundo o superintendente Sousa Lino, as equipes do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos retiraram duas caçambas de lixo e entulho da localidade mês passado, com o objetivo de desfazer o abandono do trecho. Além disso, evitar eventuais transtornos no deslocamento das pessoas por danos no piso e surgimento de ratazanas e animais peçonhentos por conta do lixo domiciliar.

ROÇA DO POVO
Além disso, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo estão cumprindo extensa agenda de obras e serviços de zeladoria na cidade, como por exemplo, na Roça do Povo, onde prossegue o patrolamento, cascalhamento e compactação das vias de acesso às propriedades dos agricultores familiares. Também há poda, capina e remoção de entulhos em várias áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário