> TABOCAS NOTICIAS : Deputados dos EUA pedem punição de Bolsonaro por crise dos Yanomami

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Deputados dos EUA pedem punição de Bolsonaro por crise dos Yanomami

Eles afirmam que as condições de desnutrição e epidemias entre os Yanomami são de responsabilidade direta do antigo governo
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Deputados da base do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiram uma declaração pública, nesta segunda-feira (27), pedindo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja punido judicialmente pela crise humanitária e sanitária na reserva indígena Yanomami, no estado de Roraima.

Conforme a BBC News Brasil, entre os parlamentares responsáveis pelo comunicado, estão Susan Wild, Raúl Grijalva e Chuy Garcia. Eles afirmam que as condições de desnutrição e a epidemia de malária e verminoses entre os Yanomami são de responsabilidade direta do antigo governo.

Os deputados do partido Democrata dizem, ainda, que a gestão do ex-mandatário não atuou para coibir a ocupação ilegal do território por garimpeiros.

“Ao retirar fundos e desmantelar as principais agências ambientais e de direitos humanos, apoiar projetos de lei para abrir terras indígenas à mineração e atacar constantemente os povos indígenas durante sua presidência, Bolsonaro permitiu que garimpeiros ilegais invadissem o território Yanomami e conduzissem suas atividades com impunidade”, diz a declaração.

“Os crimes cometidos pelo governo Bolsonaro devem agora ser enfrentados com justiça e responsabilização”, acrescentam os congressistas no texto.

O ex-presidente está há quase dois meses nos EUA. Nos próximos dias, Bolsonaro deve visitar capital americana Washington, onde vai participar de uma conferência conservadora na qual também estará o ex-presidente americano Donald Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário