> TABOCAS NOTICIAS : Moradores de Inema e Pimenteira decidem realizar protesto por melhorias da estrada e retorno do ônibus

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Moradores de Inema e Pimenteira decidem realizar protesto por melhorias da estrada e retorno do ônibus

APÓS 42 DIAS SEM TRANSPORTE, MORADORES DECIDEM PEDIR SOCORRO COM PROTESTO NA BA-262 
Ônibus da Rota Transportes atolado na estrada de Inema, zona rural de Ilhéus (foto de agosto de 2022, e nada mudou)
Uma cinegrafista amadora registrou o momento 
Desde 15 de janeiro de 2023, as comunidades encontram-se isoladas. A empresa de ônibus Rota suspendeu a prestação de serviço por causa das péssimas condições de acesso

Do Tabocas Notícias / Ney Guimarães
Cansados de esperar por uma solução para poderem ter o direito de ir e vir, os moradores das comunidades de Inema, Pimenteira (distritos de Ilhéus/BA) e fazendas que pertencem a Itajuípe, estão se organizando para uma manifestação pacifica nesta quarta-feira, 01/03 a partir das 05h30min em União Queimada (distrito de Itajuípe), local que dá acesso a Pimenteira e Inema - trecho Itajuípe-Coaraci da BA-262.

A redação do Tabocas Notícias voltou a falar com os representantes das comunidades, e de acordo com informações obtidas com Henrique (administrador de Pimenteira) e Robson (administrador de Inema), o que estava ao alcance deles para se buscar uma solução para o problema foi feito, mas até o momento sem êxito. 

"Hoje dia 28/02 completa 42 dias sem transporte de passageiros e sem previsão de retorno do serviço. A Rota Trasportes é quem explora o serviço com a linha  ITABUNA X INEMA - INEMA X ITABUNA, que não retornou por conta da estrada não estar em condições apropriadas, esta foi a resposta vinda da empresa'' disse Carlos Henrique.

Como foi divulgado anteriormente, a prefeitura de Ilhéus enviou máquinas e caçambas para sanarem os problemas para que o serviço fosse restabelecido e assim foi feito, mas até o momento a empresa não voltou a operar, causando muitos transtornos às comunidades que estão sendo muito prejudicadas. Para chegar até União Queimada, os moradores de Pimenteira e adjacências estão pagando até R$ 20,00 (vinte reais) em carros particulares.

Já em Inema, a situação é ainda pior. Segundo Robson (administrador de Inema) por lá a situação está ainda mais complicada e a comunidade não tem como aguentar por muito mais tempo. "As pessoas aqui estão tendo que pagar R$ 50,00 (cinquenta reais), para se deslocarem até Coaraci, para de lá pegarem outro transporte para Itajuípe e Itabuna'' disse Robson.

A recuperação das estradas vicinais foi pauta de outras reuniões realizada entre representantes da Prefeitura de Ilhéus, do legislativo e Associação dos Produtores de Inema. Representando o Executivo, o secretário Mozart Aragão, e o assessor de gabinete da Casa Civil, Mauro Alves também participaram.

Os serviços de recuperação do acesso Inema/Pimenteira tem uma extensão de nove quilômetros (parte de estrada de acesso União Queimada) tem mais dois quilômetros na responsabilidade de Ilhéus, que se encontra totalmente esburacada e dificulta a circulação de ônibus. 

Segundo foi tratado na reunião que, o trabalho conjunto será coordenado pela Superintendência de Infraestrutura de Transportes (SIT), vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura. O trabalho é tocado pela Secretaria Especial de Agricultura, Pesca e Interior (SEAPI), que desde o final de janeiro realiza a recuperação emergencial, com limpeza das laterais para o escoamento da água, patrolamento e encascalhamento reforçado. Para a recuperação será utilizado trator de esteira.

Certo é: As comunidades de Inema e Pimenteira estão sofrendo sem poder tocar a vida normalmente, tendo seus direitos básicos limitados.

''A prefeitura corrigiu em parte o problema, mas a empresa não voltou a circular, as comunidades estão sofrendo, queremos que as coisas voltem ao normal o mais rápido, tentamos de todas as formas (melhores) possíveis, mas infelizmente não obtivemos o resultado desejado e esperado por todos que dependem principalmente do serviço de transporte, mas temos esperança e acreditamos que tudo vá se resolver e voltaremos à normalidade no dia-a-dia'', concluiu Carlos Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário