> TABOCAS NOTICIAS : Ao menos 60% dos brasileiros não usam preservativo nas relações

domingo, 26 de fevereiro de 2023

Ao menos 60% dos brasileiros não usam preservativo nas relações

A pesquisa do ministério da Saúde entrevistou pessoas com mais de 18 anos durante os 12 meses de 2019
Ao menos 60% dos brasileiros com mais de 18 anos afirmam não terem usado preservativo em nenhuma relação sexual que mantiveram. Dados são da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) do Ministério da Saúde, relativos ao período de 2019.

Levantamento mostra que apenas 22,8% usaram preservativo e outros 17,1% disseram utilizar proteção durante o sexo. Aproximadamente 1 milhão de pessoas receberam diagnóstico positivo para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no país em 2019.

A pesquisa do ministério entrevistou pessoas com mais de 18 anos durante os 12 meses de 2019. O uso de preservativo externo (masculino) e interno (feminino) é o método mais eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e Aids, e são distribuídos gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde do país.

As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sendo transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais, sejam elas, oral, vaginal ou anal, sem o uso do preservativo, caso um dos parceiros esteja infectado.

Os principais sintomas das doenças sexualmente transmissíveis se manifestam na região genital, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, como mãos, olhos ou língua. Podem aparecer por meio de feridas, corrimentos, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

O Ministério da Saúde também destacou a necessidade de se procurar uma unidade regional depois de uma relação sexual desprotegida para atendimento preventivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário