> TABOCAS NOTICIAS : Pix, prazo e restituição antecipada: Veja as novidades da declaração do IR em 2023

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Pix, prazo e restituição antecipada: Veja as novidades da declaração do IR em 2023

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal divulgou nesta segunda-feira (27) as regras para a declaração o Imposto de Renda de 2023. Dentre as novidades está o alargamento do prazo de envio das informações, que seguirá de 15 de março a 31 maio. Este será o novo prazo padrão da Receita para entrega das declarações também nos próximos anos.

Os bancos, empresas e as corretoras têm até terça-feira (28) para enviar aos clientes e funcionários os informes de rendimento, essenciais para o andamento correto da declaração. O download do programa para preencher a declaração também sofreu alteração neste ano. Estará disponível somente no 15 de março, e não mais no início do mês.

A data foi adiada para dar aos contribuintes para aproveitarem as comodidades da declaração pré-preenchida. Essa modalidade já traz as informações de declarações anteriores de IR, rendimentos de algumas fontes pagadoras e pagamentos como planos de previdência e serviços de saúde.

A nova faixa de isenção do IR, de R$ 2.112, que entra em vigor em maio, ainda não vale para a declaração de 2023, que tem como base o ano-calendário de 2022.

A Receita estima receber entre 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações durante o prazo de entrega. No ano passado, foram recebidas 36,3 milhões. O motivo do aumento é, principalmente, a não atualização da tabela. Sem novos valores de tabela, mais pessoas pagam Imposto de Renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário