Segundo o Governo de Madri, a inovação médica é resultado de três anos de investigação.
Fotos: Divulgação
A bebezinha Emma, de 17 meses, passou por uma cirurgia inédita para tratar uma insuficiência intestinal. Ela recebeu o primeiro transplante de intestino a partir de um doador morto no mundo.
O caso foi divulgado nesta última terça-feira (11) pelos médicos do Hospital Universitário La Paz, em Madri, na Espanha.
Segundo o Governo de Madri, a inovação médica é resultado de três anos de pesquisas. Até então, o intestino de uma pessoa morta nunca havia sido utilizado por ser considerado inválido, dadas as características especiais do órgão. Por Jéssica Souza / SNB
A cirurgia
Emma foi diagnosticada ainda recém-nascida com síndrome do intestino curto, o que ocasionou insuficiência intestinal.
“Quando Emma, com apenas 1 mês, chegou à unidade (de saúde) com um intestino ultracurto, o pouco que comia era expulso. Era uma situação de falência intestinal e dependia de nutrição parenteral 24 horas por dia”, recordou, em entrevista ao site ABC Salud, Alida Alcolea, médica do hospital madrileno. A criança foi submetida a três cirurgias em cinco meses.
Nesta última cirurgia, ela passou por um transplante de intestino multivisceral, a partir de uma doação pediátrica controlada de assistolia (parada cardiorrespiratória). Leia mais no sonoticiaboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário