> TABOCAS NOTICIAS : Pacheco põe Lewandowski no comando de comissão para atualizar lei do impeachment

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Pacheco põe Lewandowski no comando de comissão para atualizar lei do impeachment

Lewandowski presidiu a sessão de julgamento que definiu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no Senado, em 2016
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criou uma comissão de juristas para atualizar a lei do impeachment nesta sexta-feira (11). A norma vigente é de 1950.

Para comandar a comissão, o presidente definiu o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Lewandowski presidiu a sessão de julgamento que definiu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no Senado, em 2016. O texto aponta que mais dez juristas participarão da comissão, entre advogados, ministro do STJ, promotor, entre outros.

Segundo Pacheco, a lei “apresenta-se defasada em seu cotejo com a Constituição Federal” e sempre “suscita debates quanto à sua vigência, compatibilidade com os ditames constitucionais e dificuldades procedimentais”, afirma.

A comissão vai ter 180 dias para finalizar os trabalhos, com o prazo encerrado, os integrantes deverão apresentar um “anteprojeto de lei”, que toma formalidade se for protocolado pelo senador.

Com a aprovação do senador, o projeto segue em tramitação normalmente, e deverá ser analisado e votado pela Câmara e Senado. Caso aprovado, segue para sanção presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário