> TABOCAS NOTICIAS : Petrobras deve enviar novo pedido para perfuração na Foz do Amazonas

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Petrobras deve enviar novo pedido para perfuração na Foz do Amazonas

Medida deve ocorrer caso o Ibama mantenha a negativa à solicitação já feita
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
A Petrobras pretende entrar com um novo pedido de licenciamento ambiental para perfurar um poço de petróleo na bacia da Foz do Rio Amazonas, no Amapá. A medida deve ocorrer caso o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mantenha a negativa à solicitação já feita.

A empresa pedirá também, caso o novo pedido seja necessário, à Agência Nacional do Petróleo (ANP) o aumento no prazo de perfuração do poço. O período determinado pela estatal foi de até agosto de 2024.

O pedido para exploração de petróleo na região foi indeferido pelo Ibama no mês passado. No parecer, o órgão informou que havia problemas com o projeto apresentado pela Petrobras, ocasionando um desgaste no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na nova proposta da Petrobras, foi aumentado os pontos de recuperação de fauna e flora atingidos por vazamento de óleo, além da alteração de rotas de voos para minimizar ruídos na região. Agora, a empresa deve desmobilizar, ainda nesta semana, a sonda que está no local por exigência do próprio Ibama.

A sonda, que já custou R$ 1,2 bilhão para a Petrobras, será remanejada para o sudeste. A expectativa é de que o Ibama dê um retorno positivo à nova solicitação até sexta-feira (90, evitando a transferência do equipamento de região. Não há prazo para a resposta do Ibama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário