‘A web é uma coisa poderosa, mas o que tem de mudar para melhor são as plataformas’, avaliou Tim Berners-Lee
Foto: Henry Thomas. / Web Foundation
Em meio aos esforços no Brasil e no mundo para regular o funcionamento das redes sociais e coibir crimes praticados no ambiente virtual, o cientista britânico considerado o pai da internet defendeu que governos “têm de estabelecer leis de controle”. A informação é da Folhajus, na Folha de S. Paulo.
“A web é uma coisa poderosa, mas o que tem de mudar para melhor são as plataformas”, disse Tim Berners-Lee, nesta terça-feira (9), na abertura do 5º Encontro Internacional de Reitores, em Valência, na Espanha. O evento é promovido pela Universa, empresa educacional do banco Santander.
“Chegamos à conclusão de que os governos precisam fazer alguma coisa e têm de estabelecer leis de controle, para lidar com as coisas más”, afirmou. “Para que os dados das pessoas não sejam roubados ou mal utilizados. Não se trata de desconectar, acabar com uma rede quando houver o momento de eleições, o que temos é que utilizar e empregar bem essa rede”, ponderou.
O cientista que em 1988 criou a world wide web disse não imaginar, à época, que a ferramenta poderia vir a ser usada para manipulação de eleições, citando como exemplos a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e o Brexit, no Reino Unido.
“Quando as pessoas veem a web e que a eleição do Trump foi possível através da manipulação na web, o Bexit, as pessoas percebem que querem recuperar o controle na web, e temos que corrigir essa direção. Ter uma tecnologia para corrigir esse rumo”, pontuou, avaliando que a partir dos anos 1990 foi possível perceber que as coisas ficaram fora do controle, permitindo que as pessoas pudessem ser manipuladas. Neste sentido, o cientista avalia que é importante que “as pessoas voltem a ter o controle” da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário