Tremor de 2.5 mR foi registrado no dia 18 de abril
A Bahia foi o estado do Nordeste que registrou o maior número de tremores de terra no mês de abril, segundo o boletim do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/Ufrn), divulgado na terça-feira (2). De acordo com o estudo, a Bahia teve 16 tremores de terra no mês, em 11 municípios. No ranking, o segundo lugar foi ocupado pelo Ceará, com 11 tremores.
As magnitudes de abril na Bahia variaram de 1.3 mR a 2.5 mR, sendo a maior registrada na cidade de Ipiaú, no dia 18. A informação é do site G1. Apesar da magnitude ser considerada acima dos 2.0, não há informações de que algum morador tenha percebido o abalo sísmico.
Essa não é a primeira vez que o município ipiauense é atingido por tremor de terra. No dia 30 de agosto de 2020, muitos moradores sentiram um grande abalo sísmico que atingiu outros municípios baianos (ver matéria).
Os municípios baianos que registraram tremores de terra em abril desse ano foram: Jacobina e Jaguarari com três eventos cada; São Miguel das Matas com dois sismos; Aiquara, Lafaiete Coutinho, Ipiaú, Boa Nova, Macucuré, Itajuipe, Jequié e Iramaia com um sismo cada.
Em Jaguarari e Jacobina, os tremores foram registrados nos dias 27 e 28, respectivamente. Não há informações se moradores da localidade sentiram o abalo. Já no caso de São Miguel das Matas, os moradores sentiram os dois tremores, que aconteceram no mesmo dia, mas não há informações se houveram prejuízos causados por eles.
O Labsis, responsável pela pesquisa, é vinculado à Rede Sismográfica Brasileira (Rsbr) organização responsável por monitorar a sismicidade do território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário