O Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha Novembro Azul, alerta para os cuidados com a saúde do homem
Segundo dados do Global Cancer Observatory (Globocan), da Organização Mundial da Saúde, o Brasil registrou 97.278 novos casos novos de câncer de próstata em 2020. Diante deste cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida, reforça a campanha “Novembro Azul”, que tem o compromisso de alertar e trabalhar temas transversais relacionados à saúde do homem.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata ocupa a primeira posição em todas as regiões brasileiras. O nordeste lidera o ranking com risco estimado de 72 casos a cada 100 mil homens. Já o centro-oeste aparece em segundo lugar com 65 casos para 100 mil, na sequência aparecem o sudeste (64/100mil), sul (62/100mil) e a região norte(29/100mil). Entre os estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, são os locais com maior incidência da doença.
“A campanha do Novembro Azul, criada no Brasil em 2011 pelo Instituto Lado a lado pela Vida, foi idealizada para alertar aos homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e, também, para que tenham uma atitude proativa no que se refere ao cuidado integral com a saúde. Desta forma, é muito importante alertar e conscientizar a necessidade de realizar exames periódicos e buscar ajuda com qualquer sinal ou sintoma. No caso do câncer de próstata, destacamos que ele é silencioso e, por isso, é tão importante que seja diagnosticado o quando antes pois, desta forma, as chances de cura são superiores a 90%”, explica Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Em 2021, o Instituto realizou a pesquisa “10 respostas sobre a saúde do homem”, apresentando dados sobre a visão da população masculina no que diz respeito ao autocuidado, rede de apoio e atendimento, prevenção, crenças e o diagnóstico de doenças como o câncer de próstata.
Segundo o levantamento, 61% dos ouvidos com idade acima de 45 anos, disseram nunca ter feito o exame de toque retal por falta de indicação médica. Apenas 37% fizeram o exame, índice ainda menor [26%] entre homens acima de 45 anos de idade atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em comparação com os 50% dos brasileiros acima de 45 anos com acesso a plano de saúde ou atendimento particular.
Neste ano, a campanha Novembro Azul terá o tema: “Porque os homens morrem mais cedo”, idealizada pela agência GoodBrands Comunicação. Durante todo o mês de novembro serão realizadas inúmeras ações para alertar os homens brasileiros sobre a importância de ter atitude e realizar periodicamente acompanhamento da saúde e buscar o diagnóstico precoce para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário