> TABOCAS NOTICIAS : Twitter deve restabelecer contas banidas

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Twitter deve restabelecer contas banidas

Foto do iconi TWITTER
O empresário Elon Musk anunciou que vai devolver as contas de todas as pessoas que já foram banidas do Twitter desde a criação da rede social. A medida foi anunciada depois do bilionário fazer uma enquete com os seguidores sobre o tema. Via IG

“O Twitter deveria oferecer uma anistia geral para contas suspensas, desde que não tenham infringido a lei ou se envolvido em spam flagrante?”, perguntou Musk. A enquete ficou no ar por 24 horas e foi respondida por pouco mais de três milhões de pessoas – 72,4% concordaram com a anistia.

Musk, então, confirmou que vai começar as liberações na próxima semana. “O povo falou. A voz do povo é a voz de Deus“, escreveu ele. Os três milhões de contas que responderam à enquete representam cerca de 1,2% dos usuários do Twitter, que tem, de acordo com o próprio empresário, quase 260 milhões de usuários ativos diariamente.

Na última semana, Musk já havia usado uma enquete em sua conta pessoal para validar seu desejo de devolver ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sua conta no Twitter. O político, porém, se recusou a voltar para a plataforma.

Recentemente, políticos brasileiros foram banidos do Twitter após decisões judiciais, como é o caso do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG), que atacou a lisura das urnas. Apesar do Twitter não ter dado mais detalhes sobre a “anistia geral”, é bastante provável que esse tipo de banimento envolvendo ordem judicial não seja revertido, já que Musk colocou a ressalva de contas que tenham infringido a lei.

Os banimentos revertidos devem ser aqueles nos quais a decisão foi tomada pelo próprio Twitter, como foi no caso de Trump. Na ocasião, o político foi removido da plataforma por desrespeitar repetidas vezes as regras da rede social no que diz respeito a discurso de ódio e desinformação.

Nesse caso, a decisão pelo banimento fez parte da moderação de conteúdo do Twitter, que era considerada uma das mais bem aplicadas antes de Musk assumir a liderança da empresa. Agora, o bilionário, que tem discurso pró-liberdade de expressão, dá indícios de que reduzirá a moderação, o que pode amplificar discursos violentos e falsos no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário