> TABOCAS NOTICIAS : Promotora de Justiça pede exoneração para concorrer a cargo de deputada federal em SP

sábado, 23 de julho de 2022

Promotora de Justiça pede exoneração para concorrer a cargo de deputada federal em SP

Foto: Divulgação
A promotora de Justiça Gabriela Manssur pediu exoneração do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para concorrer a deputada federal. Ela é uma das fundadoras do projeto “Justiceiras”. Via BN

Antes de pedir exoneração, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou a licença remunerada da promotora para se candidatar. A licença havia sido concedida pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo. Ele havia permitido que ela concorresse ao cargo de deputada recebendo o salário durante a campanha para ter representante do MP no Congresso.

Gilmar Mendes, na cassação da licença, afirmou que membros do MP que ingressaram na instituição após a Constituição Federal de 1988 não podem concorrer a cargos políticos. “Nem mesmo obtenção de licença ou afastamento seria suficiente para legitimar o exercício de atividade político-partidária por membros da instituição”, diz a decisão.

O chefe do MP de São Paulo havia sido alertado que não poderia conceder a licença para a promotora, mas mesmo assim, concedeu o benefício. A promotora já se filiou ao MDB-SP para defender pautas relacionadas aos direitos das mulheres. O convite, diz, veio do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário