> TABOCAS NOTICIAS : ‘Não precisamos entrar em pânico com a varíola dos macacos’, diz infectologista

sábado, 30 de julho de 2022

‘Não precisamos entrar em pânico com a varíola dos macacos’, diz infectologista

"Não é a transmissão como Covid-19", explicou Ceuci
Matheus Morais / Mattheus Miranda / bahia.ba/brasil
Foto: Reprodução, redes sociais
A médica infectologista e ex-diretora do Instituto Couto Maia, em Salvador, Dra. Ceuci Nunes afirmou, na manhã deste sábado (30), que a população não precisa entrar em pânico com a varíola dos macacos. Apesar do aumento expressivo da doença nos últimos dias, a especialista lembrou que a transmissão do vírus ocorre através de um “contato muito íntimo”.

“Teve um aumento muito expressivo de casos. A gente deve ter todo o cuidado, mas não precisamos entrar em em pânico. A transmissão é de pessoa a pessoa, com um contato muito íntimo. Não é a transmissão como Covid-19. Se tiver suspeita, procura uma uma unidade de saúde pra fazer o diagnóstico e ficar em isolamento pra não transmitir”, disse.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou nesta sexta-feira (29), o sexto e o sétimo casos confirmados da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, em Salvador.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte causada pela varíola dos macacos no país. Classificada como “emergência de saúde pública de interesse internacional” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença já tem 1.066 casos confirmados no Brasil.

Eleições
Após 15 anos à frente do Couto Maia, Ceuci é pré-candidata pelo PT a deputada estadual nas eleições de outubro. A infectologista afirmou ao bahia.ba que está confiante com a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. “A campanha de Jerônimo tá crescendo muito, quem vai pro PGP no interior tem visto isso e eu acho que tem toda a chance e ganhar no primeiro turno”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário