> TABOCAS NOTICIAS : Boric anuncia universalização do acesso aos serviços de saúde no Chile

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Boric anuncia universalização do acesso aos serviços de saúde no Chile

Foto: Reprodução / Twitter
O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta quinta-feira (28) que o sistema de saúde pública do país será gratuito para toda a população. Promessa de campanha do ex-líder estudantil, a medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (1).

Atualmente, para ser atendido, o cidadão chileno precisam pagar pelos serviços. No modelo atual, apenas as pessoas com mais de 60 anos ou com renda inferior a US$ 420 mensais são isentas de cobrança.

Em um discurso publicado no Twitter, Boric falou sobre o impacto no novo formato de participação, que deve beneficiar 5 milhões de usuários.

"Muitas gerações de chilenos e chilenas sonharam com o que hoje estamos avançando em converter a uma realidade, que é um sistema de saúde público, gratuito, para todas e todos os usuários do Fundo Nacional de Saúde do Chile", disse o chefe do Executivo.

Um Sistema Nacional de Saúde deve ser criado para gerir a rede de assistência chilena, caso a nova Constituição seja aprovada no referendo de 4 de setembro. Via BN

Nenhum comentário:

Postar um comentário