> TABOCAS NOTICIAS : Fóssil de nova espécie de dinossauro carnívoro é encontrado no Egito

domingo, 3 de julho de 2022

Fóssil de nova espécie de dinossauro carnívoro é encontrado no Egito

Reconstrução de um carnotauro, um dinossauro carnívoro do tipo abelisaurídeo, o mesmo encontrado em um oásis no Deserto do Saara. 
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução
No meio do Deserto do Saara, uma equipe de paleontólogos encontrou o fóssil de um dinossauro carnívoro. O registro de aproximadamente 98 milhões de anos pertence a uma espécie até então desconhecida. Por Jéssica Souza /SNB

O fóssil encontrado se trata de uma vértebra da base do pescoço. Segundo pesquisadores, a peça pertence a répteis da família dos abelisaurídeos, a mesma de predadores como o famoso Carnotaurus.

Fóssil mais antigo
Publicado na revista científica Royal Society Open Science, no estudo relata que como o fóssil dinossauro está em bom estado, foi possível comparar o material com outros vestígios fósseis, chegando-se à conclusão da grande semelhança com ossos de outros abelisaurídeos já conhecidos.1601

Ainda, no mesmo estudo, afirma-se que esse se trata do fóssil mais antigo de um exemplar dessa família no Egito.

“Acredita-se que eles possam ter vivido por grande parte do norte da África, chegando até o Marrocos, a oeste, e ao Níger ao sul. Ou até mesmo além”.

Dinossauros egípcios
A nova espécie soma-se a três outros grandes predadores encontrados na região, os Spinosaurus, Carcharodontosaurus e Bahariasaurus. Ainda é um mistério para os especialistas como eles puderam coexistir dessa forma. Uma especulação é que possam ter se adaptado a caçar presas diferentes.

“Em termos de dinossauros egípcios, nós apenas arranhamos a superfície”, afirma em nota o coautor do estudo, Hesham Sallam, professor da Mansoura University, no Egito. “Quem sabe o que mais pode estar lá fora?”

Vértebra de nova espécie de predador é encontrada em sítio paleontológico no Egito. Foto: Belal Salem, Ohio University/Mansoura University Vertebrate Paleontology Center/reprodução / Com informações de Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário