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quinta-feira, 7 de julho de 2022

Carro movido a xixi vem aí! Primeiros testes em trator deram certo!

Trator movido a xixi funcionou bem! 
- Foto: Bryan Banducci
A novidade do carro elétrico pode ser superada em breve por veículos movidos a xixi. Sim, o recurso inusitado já é realidade!

Pesquisadores da Universidade de Stony Brrok, nos EUA, conseguiram fazer uma trator de porte médio funcionar durante horas com um reator compacto movido pela urina.  Por Monique de Carvalho /SNB

Ele foi criado pela startup Amogy que quebra a amônia e usa o hidrogênio para gerar energia.

“Estamos entusiasmados em demonstrar nossa solução de energia de amônia de emissão zero em ação em um trator pela primeira vez. A amônia é um combustível viável de emissão zero para todos os veículos pesados, mas especialmente para agricultura e agricultura, onde o produto químico prontamente disponível é usado como fertilizante há décadas”, disse Seonghoon Woo, CEO da Amogy.

Não poluente
A ideia não é nova mas surge como uma nova fonte de energia que limpa, que não impacta o meio ambiente.

O processo químico com a amônia não libera carbono, o que ajudaria a diminuir a liberação de poluentes.

E mais: é uma substância simples que pode ser extraída da natureza, da urina de mamíferos.

Como funciona
Essa combustão gera energia rapidamente e tem uma alta densidade.

Isso significa que o combustível gerado rende bastante e pode movimentar veículos grandes e pesados, em teoria.

E como a urina já conhecida, existem tecnologias para armazenar e manusear o insumo dentro da indústria.

Atualmente, a ausência de recursos capazes de extrair amônia de forma eficiente em locais confinados dificulta o avanço da exploração do potencial energético da matéria orgânica.

Porém, com avanços industriais, a produção em larga escala pode começar a ser pensada para um futuro próximo.

Veículos movidos a xixi
A Amogy alcançou um aumento de 20 vezes na capacidade de energia de sua tecnologia com o apoio de seus investidores e está focada em expandir sua plataforma.

A ideia é mostrar a viabilidade de tecnologias compactas de energia de amônia em outras aplicações e veículos, como caminhões Classe 8 e navios de transporte, a serem demonstrados nos próximos 12 meses.

Já pensou? A reportagem da agência nacional não diz como é o odor produzido na combustão do xixi. Com informações da Stony Brook University

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