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quarta-feira, 6 de julho de 2022

Após pressão do governo, relator desiste de ‘vale-Uber’

Executivo e Lira querem agilizar a aprovação da PEC dos Auxílios para esta semana
Foto: Reprodução/Twitter
O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que concede uma série de benefícios sociais em ano eleitoral, a chamada “PEC dos Auxílios”, anunciou nesta terça-feira (5) a desistência de acrescentar na PEC um vale-Uber para amparar motoristas de aplicativo.

A decisão ocorreu após a pressão provocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do governo de Jair Bolsonaro (PL) pela rápida aprovação do texto no ano eleitoral.

O parlamentar queria sugerir a inclusão do auxílio de combustível, que tem previsão de contemplar os taxistas, para os motoristas de aplicativo, o que congressistas chamaram de “vale-Uber”. Se fosse incluso, o pedido de Forte aumentaria ainda mais o rombo no teto dos gastos. O texto aprovado no Senado já estourava o limite das despesas, com um impacto previsto de R$ 41 bilhões aos cofres públicos.

Houve, porém, grande pressão de líderes governistas pela manutenção da redação aprovada pelos senadores.

“Diante destas dificuldades e do estado de comoção social que nós estamos vivendo, acho mais prudente a gente agilizar a votação. Agilizar a votação significa um cronograma mais curto”, garantiu Forte.

A expectativa do relator é que após a leitura do parecer, a proposta vá à votação no plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (7). A oposição, entretanto, pretende jogar a apreciação da matéria para a próxima semana.

A base governista na Câmara quer agilizar o processo de apreciação da PEC porque o Congresso Nacional entrará em recesso parlamentar em 17 de julho.

A PEC
Entre os pontos principais, a PEC amplia temporariamente o Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, o vale-gás para o equivalente ao preço de um botijão por bimestre, e cria um voucher mensal de R$ 1 mil para caminhoneiros abastecerem com diesel. A União também se propõe a ressarcir estados que aderirem à gratuidade para idosos nas passagens de transporte público.

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