Bombeiros levam água potável e alimentos a famílias ilhadas em Cotegipe
Foto: Reprodução, Jairo Gonçalves/GovBa
O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (4), cerca de 400 eletrodomésticos e colchões para a população de Vereda, no extremo sul da Bahia, a 817 km de Salvador. Foram entregues 96 geladeiras, 96 fogões, 96 botijões e 96 colchões às famílias afetadas pelas chuvas. O governador Rui Costa (PT) esteve presente em parte da entrega.
A ação marca a continuidade das entregas que começaram na semana passada para famílias de Itamaraju. Na última quarta-feira (29), o Governo do Estado iniciou a entrega de 380 geladeiras, 500 botijões de gás, mil fogões e cinco mil lâmpadas eficientes para a população de Itamaraju.
Os eletrodomésticos e utensílios foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), e também doados por empresas como a Neoenergia Coelba e o Magazine Luiza.
O cadastramento das famílias beneficiadas é feito pela prefeitura municipal com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), que tem atuado junto às equipes de assistência social dos municípios, e da Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Corpo de Bombeiros
Famílias indígenas da Tribo Atikum que ficaram ilhadas na Comunidade de Benfica, a 47 km de Angical, receberam cestas básicas e água potável do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM/Barreiras), nesta segunda-feira (3).
A ação atendeu à solicitação da Funai e da Defesa Civil do Estado. Todo o material destinado aos indígenas foi arrecadado com a campanha SOS Chuvas, em Barreiras.
Caminhonetes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e da prefeitura de Angical foram utilizadas para transportar os donativos. Além dos veículos, os bombeiros precisaram utilizar barcos para chegar até a tribo.
Ao todo, 22 famílias, totalizando 84 pessoas, foram socorridas com a ação. Em agradecimento, os Atikuns se reuniram em frente à escola da comunidade para dançar o Toré, tradicional dança indígena.
A tribo pertence ao município de Cotegipe, entretanto, por conta da dificuldade de acesso por esse município, a prefeitura de Angical também tem prestado apoio aos moradores ilhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário