> TABOCAS NOTICIAS : Moderna inicia testes em humanos de vacina contra HIV

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Moderna inicia testes em humanos de vacina contra HIV

A farmacêutica Moderna anunciou que os primeiros testes da vacina contra HIV serão realizados em 56 pacientes 
- Foto: Getty Images
A cura e prevenção do HIV, tão esperadas há décadas, estão cada vez mais próximas de acontecer! Esta semana a farmacêutica Moderna anunciou que já começaram nos Estados Unidos os primeiros testes da vacina em seres humanos.

O imunizante usa tecnologia de RNA mensageiro, a mesma da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica. Por Monique de Carvalho / SNB

O ensaio clínico da vacina contra Aids está em fase 1 e terá a participação de 56 voluntários saudáveis que são HIV negativos.

“A busca por uma vacina contra o HIV é longa e difícil, e ter novas ferramentas em termos de antígenos e plataforma pode ser a chave para um rápido progresso”, disse Mark Feinberg, diretor da IAVI.

A vacina contra o HIV é desenvolvida em parceria com a Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids (IAVI) e o Scripps Research Institute, nos Estados Unidos.

Primeira fase
Neste primeiro momento, o estudo vai estimular a produção de um determinado tipo de anticorpo (bnAb), capaz de atuar contra as inúmeras variantes circulantes do HIV, o vírus causador da aids.

Segundo a Moderna, a nova vacina pretende ensinar as células B, que fazem parte do nosso sistema imunológico, a produzir esses anticorpos.

Para que esse objetivo seja atingido, a farmacêutica testará uma injeção de antígeno inicial, ou seja, uma substância capaz de induzir uma resposta imune.

Após a primeira aplicação, uma nova injeção é dada ao paciente, mas dessa vez com um antígeno de reforço.

“A produção de bnAbs é amplamente considerada um alvo da vacinação contra o HIV, e este é um primeiro passo nesse processo”, disse o comunicado. Com informações de Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário