> TABOCAS NOTICIAS : MPF abre inquérito sobre necessidade de policiamento a ciganos após assassinatos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

MPF abre inquérito sobre necessidade de policiamento a ciganos após assassinatos

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano*BN
Foto: Reprodução / Muita Informação
O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu inquérito para apurar a necessidade de policiamento com vistas a proteger pessoas de origem cigana em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em portaria desta segunda-feira (31), o procurador da República Fábio Conrado Loula informou a conversão de um procedimento inicial no inquérito.

No intervalo de menos de 24 horas, entre os dias 11 e 12 de janeiro, quatro ciganos foram assassinados em Camaçari e Dias D’Ávila, também na RMS, e um quinto foi morto em Santo Amaro, no Recôncavo. Os casos foram denunciados pelo Instituto Cigano do Brasil (ICB). Até esta segunda-feira (31), não se sabe a autoria e a motivação dos crimes.

Devido aos casos, o ICB já protocolou um pedido de CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] na Assembleia Estadual da Bahia (Al-BA) para apurar os homicídios.

No ano passado, oito ciganos da mesma família (clique aqui) morreram na região de Vitória da Conquista, no Sudoeste. O fato foi desencadeado após a morte de dois policiais militares (lembre aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário