> TABOCAS NOTICIAS : Cientistas descobrem planeta com atmosfera similar à Terra

domingo, 30 de janeiro de 2022

Cientistas descobrem planeta com atmosfera similar à Terra

Cientistas descobriram que as camadas da atmosfera do "exoplaneta" [planeta fora do sistema solar] pode ter níveis distintos, assim como a Terra.

Na Terra, a atmosfera não é uniforme e cada parte consiste em camadas distintas, com características únicas. Por exemplo, o nível mais baixo que se estende desde o nível do mar além dos picos mais altos das montanhas, se chama troposfera.

A que contém a maior parte do vapor de água é a que contém a famosa camada de ozônio que nos protege da nociva radiação ultravioleta do Sol.

As primeiras observações foram feitas em 2020 com o telescópio espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia. As mais recentes investigações utilizaram o espectrógrafo HARPS do Observatório de La Silla, no Chile, e os resultados deste planeta quente, semelhante a Júpiter, podem ajudar os astrônomos a entender as complexidades de muitos outros exoplanetas.

O WASP-189b está fora do sistema solar e está localizado a 322 anos-luz da Terra. Na análise, os cientistas descobriram que o planeta está 20 vezes mais próximo de sua estrela hospedeira do que a Terra está do Sol e tem uma temperatura diurna de 3200 graus Celsius.

Exoplanetas são planetas que estão fora do sistema solar. Já se sabe a existência de mais de 4 mil planetas do tipo.

Aquipe internacional responsável pela descoberta incluem cientistas das Universidade de Lund, Universidade de Berna, Universidade de Genebra, e do Centro Nacional de Competência em Pesquisa (NCCR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário