> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Primeiros lotes do cartão Auxilio Recomeço foram entregues aos desabrigados

sábado, 29 de janeiro de 2022

ITABUNA-BA: Primeiros lotes do cartão Auxilio Recomeço foram entregues aos desabrigados

O segundo lote de cartões do Programa Auxilio Recomeço, criado pela Prefeitura de Itabuna, foi entregue na manhã desta sexta-feira, dia 28, às famílias desabrigadas pelas enchentes do ano passado. A entrega dos cartões no valor de R$ 3.000, aconteceu no Grapiúna Tênis Clube.

Nesta sexta-feira, o cartão foi distribuído a 436 pessoas que tiveram o nome no Edital publicado no Diário Oficial eletrônico nº 4.894, de quarta-feira passada. Ontem, foram 183 contemplados os primeiros a receber o maior auxílio social concedido no país.

Para os beneficiários, o Programa Recomeço é uma oportunidade de terem de volta tudo que perderam nas chuvas e enchentes do Rio Cachoeira que devastaram cerca de 40% da cidade na véspera do Natal, dia 24 de dezembro.

Ao todo 3.500 famílias serão contempladas com o cartão, que vem com nome e CPF da pessoa. “Com o crédito, as famílias farão suas compras nas lojas credenciadas no comércio de Itabuna. A cidade foi a primeira da Bahia a lançar um programa social como este”, disse o prefeito Augusto Castro ( PSD), na entrega dos cartões com a secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Castro.

“Perdi todos os meus móveis nas chuvas, que eu jamais vou esquecer. Esse cartão vai ajudar na compra de algumas peças. Aos poucos, vamos refazer nossa vida”, disse Valéria Santos da Silva, moradora da Rua Beira-Rio, no Nova Itabuna, um dos locais mais afetados pela enchente.

Marissandra Andrade da Silva, também é moradora da Rua Beira-Rio. Ela disse que perdeu tudo o que tinha dentro de casa. Hoje, recebeu o cartão Auxílio Recomeço. “Chegou em boa hora”, celebrou.

Já Caio Amorim, disse que o momento é de gratidão pelo Auxílio. “ Perdi alguns móveis, entre eles, cama, ventilador e armário. Mas hoje sou grato pela ajuda”, expressou.

Outras pessoas também relataram momentos difíceis nos dois dias das chuvas. Este foi o exemplo de Marleiane Valeriana dos Santos Pinheiro, moradora na Rua da Bananeira. “ Perdemos praticamente tudo dentro de casa. Não imaginava que o rio ia subir tanto. Só tenho a agradecer pela iniciativa, pois, agora vou poder comprar tudo de novo”, comemora.

O prefeito Augusto Castro falou que todo processo foi bem organizado. “Fizemos uma busca ativa nos bairros afetados, para ajudar nesse recomeço”. Ele anunciou também que o governador Rui Costa assinou protocolo para a construção de 1.100 casas. “ Enquanto as habitações não forem entregues, vamos assistir as famílias com o auxílio aluguel, no valor de R$ 480, por um ano”, garantiu o prefeito.

Confira no link abaixo a 3ª lista do cartão Auxílio Recomeço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário