> TABOCAS NOTICIAS : Pequenos negócios terão tratamento diferenciado na LGPD

domingo, 30 de janeiro de 2022

Pequenos negócios terão tratamento diferenciado na LGPD

Enquadramento na Lei Complementar 123 dependerá do grau de risco aos consumidores de cada tipo de empresa
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Responsável por 76% dos empregos gerados no país segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os pequenos negócios terão tratamento diferenciado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A medida, feita em conjunto com o Sebrae,consta da resolução 2/2022 da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

“ Sabemos que a LGPD é muito positiva e importante para garantir a proteção dos dados e a liberdade dos titulares no contexto do mundo em rede, mas não podíamos deixar que ela fosse mais um obstáculo para os empreendedores, por isso trabalhamos para simplificar a norma para os pequenos negócios”, comemora o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Entre as simplificações estão a não obrigatoriedade da nomeação de um Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais e a concessão de prazos diferenciados e, principalmente, o enquadramento na Lei Complementar nº 123, de acordo com o grau de risco que a empresa pode gerar aos consumidores. A resolução define ainda que serão elaborados guias e orientações para auxiliar na adequação à norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário