> TABOCAS NOTICIAS : Proposta eleva para 65 anos classificação de pessoa idosa

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Proposta eleva para 65 anos classificação de pessoa idosa

Autor do projeto lembra que a expectativa de vida em 2003 era de 71 anos; em 2017, chegou a 76
Foto: Agência Brasil
O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais no Brasil. A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto do Idoso e a Lei do Atendimento Prioritário.

Autor da proposta, o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) argumentou que, para a Sociedade Italiana de Gerontologia e Geriatria, atualmente a pessoa com 65 anos tem as mesmas condições físicas e cognitivas que uma de 40 ou 45 anos tinha há três décadas, fazendo com que a Itália mudasse oficialmente o conceito de idoso para 75 anos.

Segundo ele, apesar de o Brasil não ter o mesmo nível de saúde encontrado em algumas nações mais desenvolvidas, é possível admitir que houve avanços significativos para a população idosa no País. A expectativa de vida em 2003, quando foi sancionado o Estatuto do Idoso, era de 71 anos. Em 2017, chegou a 76.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário. Com informações da Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário