
Uma ação que se propõe a oferecer aos assistidos e assistidas momentos de diálogos com equipes técnicas e palestrantes sobre religiosidade, fé, respeito, acolhimento, família, dignidade e afetividades. É isto o que está sendo realizado pela Prefeitura de Itabuna, através do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), no Jardim Grapiúna.
Na abertura, na tarde de segunda-feira, dia 15, além das atividades pedagógicas desenvolvidas, teve a palestra sobre “Superação e Fé” ministrada pela colaboradora Dona Maria Luiza, evangélica, ex-vivente de rua e que por meio da sua representatividade tocou a todos os presentes com a sua palavra. Foi um momento marcado por muita emoção.
Nesta quinta-feira, dia 18, às 9 horas, a palestrante será a advogada e mãe de santo Zueine Omidirê, representante da religião de Matriz Africana. Além disso, haverá o Cine Pop e momentos de interação.
Na sexta-feira, dia 19, às 11 horas, a palestra terá um representante da religião Católica, o Padre Gilvan de Oliveira Souza. Em seguida, haverá momentos lúdicos e jogos de tabuleiro.
O intuito das ações e atividades nesta semana é oferecer aos que acessam os serviços do Centro Pop momentos que possam despertar sentimentos e afetividades positivas dentro de um espaço onde pessoas em situação de rua são cuidadas, acolhidas e respeitadas. E, mesmo diante de suas vulnerabilidades, elas possam voltar a acreditar em fortalecimento de vínculos, como amizade, parceria e família.
O Centro Pop funciona de segunda a sexta-feira, em horário de expediente administrativo, das 8 às 17h e conta com psicólogos e assistentes sociais, orientadores sociais e profissionais.
A coordenação de maneira coordenada administra todo o fluxograma de atendimento, cuidado, escuta qualificada, alimentação e higiene pessoal, além de trabalhar a interação e o resgate à dignidade da pessoa humana.
Por meio da Portaria nº 218, de 12 de dezembro, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES), incluiu o Centro Pop entre as instituições de municípios elegíveis à expansão da cobertura com cofinanciamento do Governo do Estado no exercício de 2026 que passa a ser de grande porte no Território Litoral Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário