Foto: Reprodução
É quase impossível encontrar pessoas que não receberam ligações ou mensagens suspeitas sobre supostas transações bancárias de números desconhecidos que não são mais do que tentativas de roubo por meio de operações telefônicas. O famoso golpe da falsa central de atendimento, também conhecido como golpe do 0800, apresenta uma variação a cada ano, mas sempre com o mesmo objetivo: roubar dados confidenciais de possíveis vítimas ou conseguir transferências via Pix.
Com métodos similares, apresentando pequenas distinções na abordagem, a nova onda de tentativas de roubo por meio de mensagens telefônicas consiste no seguinte: os criminosos enviam um SMS para os alvos, geralmente de números mais curtos, como 25500, com o conteúdo sobre supostas compras, transações, cobranças de dívidas ou atualizações de segurança da conta. No final da mensagem, os golpistas pedem para que a pessoa ligue para um número com o prefixo 0800 ou clique em um link duvidoso, que encaminha diretamente para uma chamada.
Durante a ligação, os golpistas tentam obter dados pessoais ou até mesmo um código de autenticação para realizar operações financeiras. Leia matéria completa no CORREIO 24h
Nenhum comentário:
Postar um comentário