A iniciativa da Fiocruz com a Unicef, abre vagas para um curso gratuito sobre saúde mental de adolescentes, atingidos pela depressão
Foto: Reprodução/Freepik
A Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz – do Mato Grosso do Sul, abriu 50 mil vagas para um curso online e totalmente gratuito para profissionais que atuam no atendimento a adolescentes e jovens. Houve aumento de casos de depressão desse público na pandemia. Por Vitor Guerra / SNB
Em parceria com a Unicef – Fundação das Nações Unidas para a Infância – o curso “Aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens”, vai tratar de saúde mental e ensinar passos para o acolhimento dos jovens.
A carga horária é de 180 horas. Os inscritos podem terminar as aulas até o dia 30 de dezembro de 2023. Veja abaixo como se inscrever!
Depressão na pandemia
A pandemia aumentou em 26% o número de sintomas de depressão de jovens de até 19 anos.
A preocupação fez com que a Fiocruz e a Unicef promovessem o curso gratuito, que tem três pilares:
A transdisciplinaridade, a intersetorialidade e o fortalecimento do sistema de garantia de direitos.
A ideia é formar equipes multidisciplinares para atender às demandas psicossociais de jovens.
A Fiocruz informou que as aulas vão ajudar a fortalecer espaços de cuidado voltados para o acolhimento desse público, principalmente em situações de crises.
Público alvo
O curso se concentra, sobretudo, nos profissionais que atuam com adolescentes e jovens em educação, saúde, assistência social, segurança pública e educação.
Profissionais interessados no tema, mas que não se relacionam com alguma das áreas acima, também podem se inscrever.
As inscrições
Como o curso é remoto e gratuito, as aulas já estão disponíveis no site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.
A matrícula deve ser feita até 30 de dezembro de 2023. É necessário que o aluno complete o curso até esta mesma data.
Para se inscrever, clique aqui na página institucional do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário