> TABOCAS NOTICIAS : Dia Nacional do Teste do Pezinho alerta para a importância do exame

terça-feira, 6 de junho de 2023

Dia Nacional do Teste do Pezinho alerta para a importância do exame

Foto: Divulgação
O Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado em 6 de junho, é uma data dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância do exame na detecção de doenças em recém-nascidos. A triagem é considerada um dos principais pilares da saúde infantil, proporcionando a identificação precoce de patologias genéticas, infecciosas e metabólicas, que por vezes são assintomáticas, e podem afetar o desenvolvimento, bem como a qualidade de vida.

O procedimento consiste em uma rápida coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar da criança, que são posteriormente analisadas em laboratório. De acordo com Programa Nacional de Triagem Neonatal, elaborado pelo Ministério da Saúde, entre as diversas condições rastreadas pelo teste estão doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias.

“O exame deve ser, idealmente, realizado entre o terceiro e o sétimo dia de vida. A detecção precoce é muito importante para o tratamento da doença diagnosticada, visto que pode ocasionar muitos prejuízos na saúde da criança, além de deficiência intelectual”, alerta Mary Makhoul, coordenadora de Saúde e Prevenção da Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA).

De acordo com a profissional, dados do Ministério da Saúde apontam que, no ano de 2021, o programa de triagem testou 2,2 milhões de bebês, em cerca de 29 mil pontos de coleta espalhados pelo país. Do total, 2.746 recém-nascidos foram diagnosticados com uma das doenças identificadas pelo teste, representando 0,12% do total daqueles que foram triados. “Essas informações só reafirmam a importância do exame para a saúde das crianças. Trata-se de um procedimento simples, muito eficiente e que está disponível para todos pelo SUS”, acrescenta Mary.

Saúde e qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla são alguns dos temas que serão debatidos no Congresso Estadual das Apaes da Bahia (Conapaes-BA), promovido pela Feapaes-BA, que vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de outubro, em Salvador. O evento, aberto ao público, visa debater métodos e práticas de inclusão na sociedade, apresentando os desafios enfrentados, as perspectivas e as possibilidades que envolvem o cenário atual. Mais informações em: https://www.conapaesba.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário