> TABOCAS NOTICIAS : ‘Crédito caro trava avanço’, aponta Confederação do Comércio

quinta-feira, 15 de junho de 2023

‘Crédito caro trava avanço’, aponta Confederação do Comércio

Para a entidade do varejo, inflação em queda e empregos não serão suficientes para aquecer consumo
Foto: Reprodução/ site da Fecomércio-BA
Após o IBGE divulgar que o volume das vendas do varejo cresceu 0,1% em abril, a Confederação Nacional do Comércio estimou nesta quarta-feira (14) que o setor vai avançar 1,8% no ano. A expansão será impulsionada pela desaceleração da inflação e os sinais positivos no mercado de trabalho. Por outro lado, “crédito caro trava avanço”, segundo nota da confederação.

No acumulado de janeiro e abril deste ano, as vendas do varejo cresceram 1,9%, graças principalmente a dois segmentos: combustíveis e lubrificantes (17%) e hiper e supermercados (2,7%). “Em ambos os casos, as reações derivaram da desaceleração dos preços e da menor dependência que esses segmentos historicamente revelam em relação ao comportamento dos juros”, explicou o economista da CNC, Fábio Bentes.

A CNC avalia que, com a perspectiva de menor aperto monetário para o próximo trimestre, a redução dos juros deverá ocorrer de forma lenta e gradual – provavelmente a partir de setembro – “o que não deve permitir uma aceleração significativa do comércio ao longo de 2023”.

Segundo o presidente da CNC, José Roberta Tadros, o cenário pouco propício às vendas enfrenta ainda com o elevado grau de endividamento das famílias. Desde setembro de 2021, pelo menos 30% da renda média dos consumidores é comprometida com a amortização e os serviços de dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário