> TABOCAS NOTICIAS : Quase 60 mil baianos aguardam por perícia médica no INSS; média de tempo de espera é de três meses

quarta-feira, 22 de março de 2023

Quase 60 mil baianos aguardam por perícia médica no INSS; média de tempo de espera é de três meses

Bahia tem 180 médicos peritos em 52 agências do INSS, mas essa quantidade não é suficiente para dar conta de tantas pessoas que precisam de atendimento.
Foto: Divulgação
Quase 60 mil baianos aguardam por perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A média de tempo de espera é de três meses em Salvador e nas cidades do interior há casos de pessoas que ficam mais tempo na fila.  Conteúdo G1

A Bahia tem 180 médicos peritos em 52 agências do INSS, mas essa quantidade não é suficiente para dar conta de tantas pessoas que precisam de atendimento. O resultado é uma longa fila de espera.

A representante dos médicos peritos do INSS, Rosicleide Tavares, explica que há atraso em Salvador, mas no interior, a situação é mais complicada.

Em 2021, o pintor Luiz Rodolfo Gonçalves perdeu totalmente visão em um acidente de trabalho. Ele carregava dois sacos de areia em uma obra quando caiu com o rosto no chão.

Desde então, os olhos da esposa, a diarista Jessica do Carmo, são os dele. O problema é que sem enxergar, ele não consegue trabalho para ajudar a sustentar as duas filhas do casal e ainda não conseguiu o benefício do INSS.

“Eu fico triste, porque as dificuldades vão batendo na porta e eu não tenho para onde recorrer, não consigo trabalhar. Minha esposa não tem conseguido trabalhar, tenho duas filhinhas pequenas e como que elas vão comer?”, questionou o pintor.

Luiz Rodolfo Gonçalves já fez seis perícias e nada. Mesmo com a cegueira irreversível, o benefício sempre é negado. A última perícia foi feita no dia 21 de março, mas ela foi agendada desde o mês de dezembro. O resultado ainda não saiu.

“Tenho que ficar muito tempo esperar e teve uma que demorou três meses para a reposta e foi negado. Aí só pode entrar remarcar uma nova perícia com dois ou três meses”, explicou Jessica do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário