> TABOCAS NOTICIAS : Arcabouço fiscal prevê superávit fiscal em 2025 e equilíbrio da dívida em 2026

quinta-feira, 30 de março de 2023

Arcabouço fiscal prevê superávit fiscal em 2025 e equilíbrio da dívida em 2026

Proposta definida nesta quarta-feira em reunião conduzida pelo presidente Lula projeta resultado primário zero no próximo ano
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Fechado em reunião realizada nesta quarta-feira (29), o novo arcabouço fiscal do governo federal projeta um resultado primário zerado em 2024 (sem superávit nem déficit), superávit de 0,5% do PIB em 2025 e equilíbrio PIB/dívida em 2026. O encontro foi conduzido pelo presidente Lula e teve os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa. Com informações do G1 e da CNN Brasil

As conclusões do encontro ainda não foram divulgadas oficialmente, mas a proposta deve ser anunciada até o final da semana. Os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) participaram da reunião que finalizou o modelo de regramento fiscal.

Segundo a CNN Brasil, a nova regra vai variar em torno do gasto e do superávit primário. Se as metas não forem atingidas, mecanismos de ajustes serão acionados.

Ainda nesta quarta, o formato final do arcabouço será apresentado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na quinta-feira (30), o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e aos líderes da Casa conhecerão os novos parâmetros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário