> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Conferência Municipal de Saúde reúne 300 pessoas na Santo Agostinho

sexta-feira, 31 de março de 2023

ITABUNA-BA: Conferência Municipal de Saúde reúne 300 pessoas na Santo Agostinho

Nesta quinta-feira, dia 30, foi realizada a 10ª Conferência Municipal de Saúde que visa discutir a garantia do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) de todos cidadãos. Com cerca de 300 participantes.

O evento ocorreu no auditório da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, reunindo representantes da comunidade, do Conselho Municipal de Saúde (CMS), além de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, cuja titular Lívia Mendes Aguiar fez a saudação de abertura.

Este ano o tema da Conferência é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, em quatro eixos: “A Itabuna que temos. A Itabuna que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã será outro dia para todasas pessoas”.

A secretária Lívia Mendes falou que a 10º Conferência Municipal de Saúde é também fundamental instrumento para ouvir os anseios da população. “Hoje vamos apreender da nossa população o que seria prioridade para ela. Além disso, levar daqui propostas que serão debatidas em nível estadual e depois nacional. Então, essa é uma primeira etapa de uma construção popular que vai atingir três níveis de esfera de governo”, disse.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Silva, reafirmou que o evento consolida a participação da comunidade no sistema de saúde. “É uma parceria fundamental entre gestão, trabalhadores e usuários do SUS. Esse diálogo é que vai fazer com que possamos vencer desafios”, falou.

A 10º Conferência Municipal de Saúde teve a palestrado reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Santana, sobre o tema “O Brasil que Temos e o Brasil que Queremos”. Ele abordou indicadores de economia e educação e disse quedos os investimentos são conquistados. “É preciso que a sociedade carregue a bandeira de uma saúde pública com qualidade”, aconselhou.

Também foi palestrante o representante do Conselho Estadual de Saúde (CES), Francisco José da Silva. Ele abordou o tema “A importância da participação social na saúde, com ênfase no papel de controle social e dos movimentos sociais”.

No turno da tarde, houve a Plenária com apresentação dos relatórios pelos representantes dos grupos temáticos, aprovação de propostas e eleição dos delegados à 11ª Conferência Estadual de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário