> TABOCAS NOTICIAS : Lula define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%, diz coluna

terça-feira, 28 de março de 2023

Lula define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%, diz coluna

Decisão foi tomada pelo presidente da República durante reunião com ministros e auxiliares
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que o governo proponha em 1,97% o teto do juro do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Segundo a coluna, a decisão foi tomada pelo presidente da República durante reunião com ministros e auxiliares na manhã desta terça-feira (28), no Palácio da Alvorada.

O percentual definido por Lula precisará agora ser aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), a quem cabe a palavra final sobre a taxa. O colegiado se reunirá na tarde desta terça.

No dia 13 de março, o CNPS reduziu o teto do juros do consignado do INSS de 2,14% para 1,7%. A medida contrariou o Planalto e levou bancos, inclusive a Caixa e o Banco do Brasil, a suspenderem essa modalidade de empréstimo.

Desde então, integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda passaram a articular um percentual intermediário. Ou seja, maior que o 1,7%, mas menor que o 2,14% que valia antes de 13 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário