> TABOCAS NOTICIAS : Contra garimpo ilegal, venda de ouro exigirá nota fiscal eletrônica

quinta-feira, 30 de março de 2023

Contra garimpo ilegal, venda de ouro exigirá nota fiscal eletrônica

Medida passa a valer em 3 de julho, depois de desenvolvido sistema
Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
A Receita Federal decidiu instituir a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal eletrônica para negócios que envolvam ouro como ativo financeiro ou como instrumento cambial. A medida, que aumenta a transparência e o controle dessas operações, contribui para coibir o garimpo ilegal.

As novas regras constam na Instrução Normativa 2.138, publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. A emissão será obrigatória em quatro situações: na primeira aquisição do ouro bruto, na importação, na exportação e em negócios internos com participação de instituições financeiras. Com a nota fiscal eletrônica, essas operações poderão ser auditadas através de ferramentas tecnológicas já usadas pela Receita Federal.

Como os envolvidos na compra e venda de ouro precisarão fornecer diferentes informações para emissão da nota, o combate à sonegação também poderá ser aprimorado. "O uso desse documento possibilitará maior integração entre as administrações tributárias", informa a Receita Federal. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário