O Instituto Lado a Lado pela Vida, criador da campanha Novembro Azul, alerta para os cuidados com a saúde do homem
De acordo com o Global Câncer Observatory (Globocan), da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de pênis tem maior incidência entre os homens com 50 anos ou mais, sendo mais comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, foram registrados 1600 novos casos no país em 2020.
Segundo o levantamento da OMS, o Brasil ocupa o primeiro lugar na posição dos países da América Latina e Caribe com a maior incidência em câncer de pênis. O relatório do Globocan 2020 aponta também que foram diagnosticados, em todo o país, mais do que o dobro de casos no México (696 registros), o segundo maior em ocorrências do carcinoma entre os países da América Latina e Caribe. A terceira posição no ranking é ocupada pela Colômbia, com 550 casos.
“Muitos homens desconhecem a importância de fazer a higiene íntima de forma correta. A desinformação faz com que haja o câncer de pênis com possível amputação do órgão genital masculino”, destaca Dr. Gustavo Guimarães, urologista e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Diante deste cenário, o Instituto Lado a Lado pela Vida, reforça a campanha “Novembro Azul”, que tem o compromisso de alertar e trabalhar temas transversais relacionados à saúde do homem. Já são 11 anos da instituição à frente de ações em prol da saúde masculina.
Medidas de prevenção
Os principais fatores de riscos para aumentar as chances de desenvolver esse tipo de câncer são a má higiene íntima, infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) e fimose.
Como ação de prevenção, o mais adequado é fazer uma boa higienização: deve-se puxar a pele que cobre a extremidade do pênis para trás e lavá-la com água e sabão de pH neutro. No final do banho, é também importante voltar a puxar a pele do órgão sexual para trás e secar bem a região que fica por baixo do prepúcio.
Campanha 2022
Neste ano, a campanha Novembro Azul tem o tema: “Porque os homens morrem mais cedo”, idealizada pela agência GoodBrands Comunicação. Durante todo o mês de novembro são realizadas inúmeras ações para alertar os homens brasileiros sobre a importância de ter atitude e realizar periodicamente acompanhamento da saúde e buscar o diagnóstico precoce para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade - o câncer e as doenças cardiovasculares - além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.
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