Apesar de haver estoque de vacinas em 38 mil postos, 32, 8 milhões de brasileiros ainda não receberam a quarta aplicação da vacina
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
As doses de reforço da vacinação contra a Covid-19 não foram aplicadas em mais de 69 milhões de brasileiros. Outras 32,8 milhões está sem a segunda dose desta etapa. O alerta foi feito pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11). A pasta assegurou que o imunizante está disponível em 38 mil postos, em todo o país.
“Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19”, informou o ministério, em nota. As marcas de vacina recomendadas para o reforço são da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
A primeira dose de reforço, recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade, deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única da etapa do ciclo básico. Já a segunda dose de reforço se destina à população acima de 40 anos de idade e trabalhadores da saúde.
Para quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, a recomendação é aplicar três reforços para pessoas com idade igual ou maior que 40 anos e dois para a faixa de 18 a 39 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário