Sessão Especial celebrou antecipadamente o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro)
O cuidado com vidas itabunenses atrelado à projeção internacional de Itabuna no combate ao diabetes motivou os vereadores a concederem Moção de Aplausos à ONG Unidos Pelo Diabetes (UPD). A homenagem, proposta pelo vereador Israel Cardoso (Agir), foi entregue ao médico Rafael Andrade, presidente da organização, na sessão especial de quarta, 9/11. Realizado há 18 anos pela UPD, o Mutirão do Diabetes já atendeu de graça mais de 100 mil pessoas.
O protagonismo mundial de Itabuna por meio da Unidos pelo Diabetes foi endossado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, em inglês). Em vídeo, o presidente da IDF para as Américas Central e do Sul, Fadlo Fraige, elogiou o diagnóstico precoce oferecido pelo Mutirão. Outro nome de peso a reverenciar a iniciativa itabunense foi o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo. "Itabuna é um exemplo para todo o país", frisou.
Na sessão especial da Câmara que celebrou antecipadamente o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), o médico Rafael Andrade mostrou um pouco da trajetória do Mutirão. Ele enfatizou a reinvenção do projeto após a pandemia de Covid-19 com o uso da telemedicina e os algoritmos de inteligência artificial para diagnóstico da doença. A edição deste ano do Mutirão vai ocorrer entre 17 e 18 de novembro em novo endereço: a Terceira Via, na Avenida JS Pinheiro. (Rafael Andrade - dir / Israel Cardoso - esq)
Na sessão especial também estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde de Itabuna e voluntários da Unidos pelo Diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário