> TABOCAS NOTICIAS : Polícias de ao menos 11 estados são acusadas de usar gás em viatura

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Polícias de ao menos 11 estados são acusadas de usar gás em viatura


O uso abusivo de gás lacrimogênio e de pimenta por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que resultou na morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, em Umbaíba (SE), não é fato isolado no país.  Foto: Reprodução / Polícia Federal

Genivaldo foi morto em uma espécie de “câmara de gás” improvisada por policiais no porta-malas de uma viatura, após ser abordado no último dia 25 por estar sem capacete. O Metrópoles, parceiro do BN, encontrou dezenas de outras situações semelhantes ao redor do país, com o uso de spray de pimenta contra pessoas no interior de veículos oficiais.

Foram ao menos 24 casos registrados em 10 estados (AM, PA, SC, RS, SP, BA, MT, MG, GO e AL), mais o Distrito Federal, nos últimos 11 anos. Homens sufocados em meio a chutes e socos. Torturados por cinco horas. Spray jogado no rosto de um preso quase desmaiado. Viaturas danificadas por quem se debatia para poder respirar.

São relatos que constam em sentenças, acórdãos e diários oficiais de tribunais. Os depoimentos, em alguns casos, são usados para embasar habeas corpus e até pedir indenização por danos morais. Leia tudo no bahianoticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário